segunda-feira, 19 de julho de 2010

Adote um Amigo

Foto por Eliana Lúcio

Essas duas cadelinhas, de 2 meses de idade, precisam de um lar. Se você estiver interessado em adotá-las ligue para o telefone (53) 99746114 e fale com Toninho do som.

Vacinação da Brucelose

Foto por Eliana Lúcio


A brucelose é um zoonose (doença transmitida entre os animais e humanos), de distribuição mundial, tendo maior importância no caso dos bovinos a bactéria Brucella abortus. Em bovinos causa orquite (inflamação dos testículos) nos machos, e nas fêmeas aborto no terço final da gestação, retenção de placenta, redução da fertilidade e queda na produção leiteira. A transmissão para humanos ocorre principalmente através da ingestão de leite in natura, carne mal cozida e através do contato com excreções ou sangue proveniente de animais contaminados.
Por se tratar de uma doença causadora de consideráveis prejuízos econômicos ao rebanho bovino e com riscos para a saúde pública, tem-se a necessidade de medidas de controle. Em vista disso, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu um programa de controle e erradicação, o qual preconiza a vacinação de fêmeas com idade entre três e oito meses com a vacina viva B19.
A Prefeitura Municipal de Arroio Grande disponibiliza gratuitamente aos produtores, que possuem um rebanho de até 50 cabeças e no máximo 10 terneiras em idade de vacinação, veterinário para realizar a imunização dos animais.

sábado, 17 de julho de 2010

Entrega de EPIs

Foto por Eliana Lúcio
A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente recebeu os Equipamentos de Proteção Individual, que foram adquiridos para ser utilizados pela equipe de operadores de máquinas da patrulha agrícola. Com essa importante aquisição, além de se cumprir a legislação pertinente, serão melhoradas as condições de trabalho e de proteção dos trabalhadores da patrulha no atendimento aos pequenos agricultores beneficiados.






quarta-feira, 7 de julho de 2010

COOPESI recebe cozinha comunitária do Ministério da Pesca

No ultimo dia 02 de julho de 2010 a Cooperativa dos Pescadores de Santa Isabel recebeu uma Cozinha Comunitaria como doação do Ministério da Pesca e Aquicultura, cujo valor é R$ 16.594,63, para o atendimento do programa Fome Zero do governo federal.

Esta cozinha será instalada no complexo agroindustrial de Santa Isabel e atenderá aos pescadores cooperados e suas familias e, também, produzindo produtos para a merenda escolar da rede municipal e estadual de ensino.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Plantio de árvores no Parque Verde

Foto por Venceslaw Escobar
Com a participação de alunos da escola João Goulart ocorreu, no Parque Municipal de Recreação (Parque Verde), o plantio da segunda etapa de espécies arbóreas, ocasião em que os alunos receberam informações sobre os tipos de árvores que estão sendo plantadas. A utilização do adubo orgânico, produzido na Central de Triagem e Compostagem. O projeto, após concluído, proporcionará à comunidade, além de uma área verde, um espaço para lazer.
As atividades foram desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente, com um trabalho também focado para a Educação Ambiental, uma vez que os alunos demonstraram interesse e atenção para com as questões ambientais.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lixo vira matéria prima para produção de adubo

Foto por Venceslaw Escobar

O lixo doméstico oriundo das residências do município começa a virar adubo no Aterro Sanitário Municipal.
O processo de compostagem começa com a triagem do lixo, onde são separados os materiais recicláveis do lixo orgânico, que é a matéria prima para a produção do composto orgânico. O material é triado e colocado em forma de leiras onde permanece de 90 à 120 dias, para a decomposição do material orgânico através de microorganismos.
O composto orgânico foi usado na horta da Escola João Goulart para ser analisado e comprovar sua qualidade como adubo orgânico. Após realizada essa experiência na escola, os testes apresentaram excelentes resultados, dentre eles, por exemplo, melhoria das qualidades químicas e melhor estrutura do solo e ainda um aumento da disponibilidade de matéria orgânica, o que ocasiona aumento de produtividade e maior qualidade dos alimentos.
Após esta primeira experiência este adubo estará sendo doado para as Hortas Comunitárias do município, como, por exemplo, na foto a horta da comunidade São Francisco de Assis do Bairro Coca, cujo responsável é o senhor Alfeu.