A brucelose é um zoonose (doença transmitida entre os animais e humanos), de distribuição mundial, tendo maior importância no caso dos bovinos a bactéria Brucella abortus. Em bovinos causa orquite (inflamação dos testículos) nos machos, e nas fêmeas aborto no terço final da gestação, retenção de placenta, redução da fertilidade e queda na produção leiteira. A transmissão para humanos ocorre principalmente através da ingestão de leite in natura, carne mal cozida e através do contato com excreções ou sangue proveniente de animais contaminados.
Por se tratar de uma doença causadora de consideráveis prejuízos econômicos ao rebanho bovino e com riscos para a saúde pública, tem-se a necessidade de medidas de controle. Em vista disso, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu um programa de controle e erradicação, o qual preconiza a vacinação de fêmeas com idade entre três e oito meses com a vacina viva B19.
A Prefeitura Municipal de Arroio Grande disponibiliza gratuitamente aos produtores, que possuem um rebanho de até 50 cabeças e no máximo 10 terneiras em idade de vacinação, veterinário para realizar a imunização dos animais.
Temos consciência que os melhores resultados em desenvolvimento rural são atingidos quando ocorrem ações sinérgicas de planejamento e parceria entre instituições, governo e comunidades organizadas e mobilizadas.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Vacinação da Brucelose
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário