sexta-feira, 17 de dezembro de 2010



Uma parceria entre Prefeitura Municipal, Cosulati e Emater/RS permitirá ao produtor da bacia leiteira de Arroio Grande ter acesso ao Programa de Inseminação Artificial. A notícia foi confirmada pelo Secretário Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Fábio Stocker, após reunião envolvendo produtores e parceiros do programa.

Comprovadamente, a utilização da técnica de inseminação artificial resulta no aumento da produtividade e qualidade genética, possibilitando ao produtor a utilização de touros provados (das raças Gersey e Holandesa). Outro aspecto importante é despertar o produtor para a existência de inseminação barata e desmistificar a idéia de que somente poderão ter acesso a essa técnica revolucionária produtores com alto poder aquisitivo.

Conforme informações da Cooperativa Sul-Riograndense de Laticínios (Cosulati), são mantidos 52 postos de inseminação distribuídos em 19 municípios da região. O Secretário Stocker comentou que o novo programa vai trazer benefícios para o setor leiteiro e, consequentemente, para a comunidade em geral. Ele destacou que o programa está oferecendo um profissional capacitado para efetuar a inseminação artificial, trata-se de Sidnei Filipini, cujos telefones 91628661 e 99432465, ficam a disposição dos interessados em obter informações ou adquirir o serviço.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

COTAÇÕES DE PREÇOS DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

Obs.: Clique na imagem para ampliá-la

Escolas receberãolixeiras para coleta seletiva


Com o slogam “Lugar de Lixo é na Lixeira”, a Secretaria Municipal de Agricultura Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou, através do Departamento Ambiental, uma parceria com a Oderich S.A/Pelotas, com a finalidade de ser feita uma doação de tonéis para transformá-los em lixeiras, visando a um trabalho inicial de Coleta Seletiva de Resíduos (lixo) em Arroio Grande.

Num primeiro momento foram doados 10 tonéis, os quais foram pintados nas cores laranja (lixo reciclável) e verde (lixo orgânico), formando 5 pares de lixeiras, que serão utilizadas nos eventos realizados pelo município, ou em que este esteja participando, como 72ª Expofeira, e recentemente, durante a 7ª Feira do Livro.

Diante do proposto, o Departamento Ambiental, desenvolveu um projeto que foi enviado e aprovado pela Oderich S.A, solicitando a doação de mais 20 tonéis que, após receberem a pintura, serão colocados primeiramente nas escolas da rede municipal de ensino, objetivando um trabalho de educação ambiental, referente ao processo de separação dos resíduos, através de palestras a serem ministradas pelos técnicos do Departamento Ambiental.

A execução, assim como a necessidade de colocação de lixeiras, será feita pela Prefeitura Municipal de Arroio Grande, onde serão desenvolvidas e sugeridas as ações. O trabalho de conscientização sobre coleta seletiva, será desenvolvido junto à rede escolar, uma vez que o material a ser adquirido será um bem público e irá convergir para o bem comum de todos os cidadãos, assim, buscando de forma contínua a melhoria na qualidade de vida.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prefeito Jorge Cardozo reuniu-se com o presidente da Cosulati, Arno Kopereck



O prefeito municipal Jorge Cardozo reuniu-se, em seu gabinete, com o diretor-presidente da Cosulati Arno Alfredo Kopereck, para tratar do fortalecimento da parceria dessa empresa com os produtores de leite do municipio. A atividade traz garantia de sustentabilidade ao homem do campo, que entrega diariamente uma quantidade significativa do produto à cooperativa.

A solicitação é para que a Cosulati seja um suporte ao aumento da bacia leiteira, no programa estruturante do setor, contribuindo para o aumento da renda dos produtores. Assim, estimulando outras famílias a ingressar neste ramo, que conta, ainda, com o apoio da administração municipal através da oferta de Patrulhas Agrícolas.

O secretário Fábio Stocker participou da reunião no gabinete, apresentando dados da participação de Arroio Grande no setor leiteiro, além do que pode ser feito para aumentar esta capacidade. Stocker falou das metas para o município tornar-se um polo de recebimento do produto, oriundo das cidades vizinhas, através da utilização de um posto e da criação de uma central, fazendo com que a Cosulati realize o transporte do município até a industria.

O presidente Arno falou do entrosamento da empresa com a comunidade de Arroio Grande e o compromisso da Cosulati junto aos produtores, além da contribuição do leite na economia do município. Kopereck analisará com sua equipe formas de aumentar a participação no crescimento do setor leiteiro, através da montagem de um programa que fomente a produção.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ALUNOS PARTICIPAM DE ATIVIDADE NO DIA DA ÁRVORE






Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente juntamente com o Departamento Municipal de Meio Ambiente e os alunos da Escola Municipal João Goularte realizaram o plantio de espécies nativas no Parque Municipal de Recreação, Parque Verde.
As mudas foram doadas pela Fibria S/A – Capão do Leão, a qual faz parte do grupo Votarantin. Durante esta atividade foram distribuidas, aos alunos, cartilhas que abordam temas sobre educação ambiental.
O Parque Verde, já conta com aproximadamente 300 mudas plantadas, de várias espécies da flora nativa e exótica. O local servirá para a comunidade como área de lazer e de educação ambiental, oportunizando aos alunos, da rede de ensino da cidade, uma melhor interação com a natureza e uma forma de se preservar o meio ambiente.
Ainda, foi entregue à Fibria S/A, pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, um projeto que entra na fase de estudos, por parte da empresa, visando à doação de mudas para a reconstituição da mata ciliar, já em andamento, e para a finalização do plantio no Parque Verde.

domingo, 19 de setembro de 2010

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010

PATRULHA AGRÍCOLA
ANO DE 2009 (VERÃO E INVERNO)
PRODUTORES ATENDIDOS
106
HORAS/MÁQUINA
417 H
ANO DE 2010 (INVERNO)
PRODUTORES ATENDIDOS
83
HORAS/MÁQUINA
481,15 H
316 HORAS/MÁQUINA PRESTADAS A LEITEIROS




BRUCELOSE
A PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO GRANDE DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE, AOS PRODUTORES QUE POSSUAM UM REBANHO DE ATÉ 50 CABEÇAS E COM, NO MÁXIMO, 10 TERNEIRAS EM IDADE DE VACINAÇÃO, VACINA E VETERINÁRIO HABILITADO PARA REALIZAR A IMUNIZAÇÃO DOS ANIMAIS. NESTE ANO FORAM ATENDIDOS 264 PRODUTORES, TOTALIZANDO 939 TERNEIRAS VACINADAS, ASSIM, ATENDENDO A MAIORIA DOS CRIADORES BENEFICIADOS PELO PROGRAMA.




ATERRO SANITÁRIO
VOLUME DE LIXO GERADO POR MÊS NO MUNICÍPIO
118 TONELADAS
DESTINO DO LIXO DA CIDADE E DA REGIÃO
CENTRAL DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM
COM
ATERRO SANITÁRIO
NO
MUNICÍPIO DE ARROIO GRANDE - RS


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Secretário adjunto recebe Plano Ambiental de Arroio Grande




O prefeito de Arroio Grande, Jorge Luiz Cardozo, e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Stocker, apresentaram, nesta sexta-feira (10) o Plano Ambiental do município ao secretário estadual ajunto do Meio Ambiente, Niro afonso Pieper. O processo de licenciamento de Arroio Grande já está em andamento e a expectativa, com a entrega definitiva do Plano, é que o município passe a ser qualificado junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

Na ocasião, que contou, também, com a presença do coordenador dos cursos do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga), André Witt, o prefeito de Arroio Grande manifestou o interesse por mais melhorias ambientais na região, “Investiremos colocando mais lixeiras em locais públicos, assim como na modernização nos aterros sanitários”, informou. Além disso, será feito um Plano Verde para a área urbana do município com a finalidade de se reduzir danos ambientais passados.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Entrega de Árvores Frutíferas






Esta semana, os produtores rurais, que haviam manifestado interesse em adquirir mudas de árvores frutíferas através da Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, receberam as referidas plantas. Com a finalidade de se melhorar os pomares de propriedades rurais do município este trabalho se deu por intermédio de uma parceria com uma empresa especializada, atendendo a demanda das espécies solicitadas pelos produtores interessados.

Estas mudas foram adquiridas com preços diferenciados do mercado, custando em média três reais, cada aquisição. Isto não trouxe ônus para os cofres públicos e também custos para a secretaria. No cadastro prévio solicitado à empresa cerca de 600 mudas foram encomendadas, o plantio destas plantas irá melhorar a qualidade das frutas consumidas e, até mesmo, gerando uma fonte de renda na comercialização do produto.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cotações dos Produtos Agrícolas

ACOMPANHAMENTO DE PREÇOS RECEBIDOS PELOS
PRODUTORES DO RIO GRANDE DO SUL

SEMANA DE 26.07.10 a 30.07.10

PRODUTOS UNIDADE PREÇOS EM R$

.......................................................MÍNIMO....MÉDIO...........MÁXIMO
ARROZ EM CASCA saco 50 kg.........26,00........26,62...............27,50
FEIJÃO saco 60 kg...........................60,00........68,08...............80,00
MILHO saco 60 kg.............................15,00........16,14...............18,00
SOJA saco 60 kg..............................35,00........35,99...............37,00
SORGO saco 60 kg...........................12,00........12,45...............13,00
TRIGO saco 60 kg..............................19,00........20,58...............22,00
BOI GORDO kg vivo*...........................2,70......... 2,79................ 2,90
VACA GORDA kg vivo*.........................2,40.........2,47................2,60
SUÍNO kg vivo......................................2,00.........2,05................2,24
CORDEIRO PARA ABATE kg vivo*........2,80.........3,04................3,50
LEITE litro***........................................0,58.........0,61................0,68
Fonte: EMATER/RS-ASCAR
==============================
http://www.emater.tche.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Programa Estadual de Irrigação


Foto por Firmino de Paula

O “Programa Estadual de Irrigação” foi lançado em Arroio Grande, no dia 28 de abril de 2009. Na ocasião o prefeito Jorge Cardozo falou sobre sua preocupação quanto aos períodos de estiagem, da importância do programa de açudagem e da parceria firmada com o Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água. Salientou, ainda, que isto vem ao encontro do problema enfrentado pelos produtores, e que irá, também, aumentar a oferta de empregos e renda nas pequenas e médias propriedades rurais.
Com a finalidade de possibilitar um aumento de produtividade no campo, o município de Arroio Grande tornou-se parte integrante e participativa do “Programa Estadual de Irrigação” - idealizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul - que disponibiliza 80% do custo da obra através da Secretaria Extraordinária de Irrigação e Uso Múltiplo das Águas (SIUMA), tendo a municipalidade parte integrante na orientação e administratição do empreendimento, que conta, ainda, com a participação da EMATER/RS nos levantamentos técnicos e na elaboração dos projetos de açudagem, e da Secretaria Municipal de Agricultura Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMADEMA).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Adote um Amigo

Foto por Eliana Lúcio

Essas duas cadelinhas, de 2 meses de idade, precisam de um lar. Se você estiver interessado em adotá-las ligue para o telefone (53) 99746114 e fale com Toninho do som.

Vacinação da Brucelose

Foto por Eliana Lúcio


A brucelose é um zoonose (doença transmitida entre os animais e humanos), de distribuição mundial, tendo maior importância no caso dos bovinos a bactéria Brucella abortus. Em bovinos causa orquite (inflamação dos testículos) nos machos, e nas fêmeas aborto no terço final da gestação, retenção de placenta, redução da fertilidade e queda na produção leiteira. A transmissão para humanos ocorre principalmente através da ingestão de leite in natura, carne mal cozida e através do contato com excreções ou sangue proveniente de animais contaminados.
Por se tratar de uma doença causadora de consideráveis prejuízos econômicos ao rebanho bovino e com riscos para a saúde pública, tem-se a necessidade de medidas de controle. Em vista disso, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu um programa de controle e erradicação, o qual preconiza a vacinação de fêmeas com idade entre três e oito meses com a vacina viva B19.
A Prefeitura Municipal de Arroio Grande disponibiliza gratuitamente aos produtores, que possuem um rebanho de até 50 cabeças e no máximo 10 terneiras em idade de vacinação, veterinário para realizar a imunização dos animais.

sábado, 17 de julho de 2010

Entrega de EPIs

Foto por Eliana Lúcio
A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente recebeu os Equipamentos de Proteção Individual, que foram adquiridos para ser utilizados pela equipe de operadores de máquinas da patrulha agrícola. Com essa importante aquisição, além de se cumprir a legislação pertinente, serão melhoradas as condições de trabalho e de proteção dos trabalhadores da patrulha no atendimento aos pequenos agricultores beneficiados.






quarta-feira, 7 de julho de 2010

COOPESI recebe cozinha comunitária do Ministério da Pesca

No ultimo dia 02 de julho de 2010 a Cooperativa dos Pescadores de Santa Isabel recebeu uma Cozinha Comunitaria como doação do Ministério da Pesca e Aquicultura, cujo valor é R$ 16.594,63, para o atendimento do programa Fome Zero do governo federal.

Esta cozinha será instalada no complexo agroindustrial de Santa Isabel e atenderá aos pescadores cooperados e suas familias e, também, produzindo produtos para a merenda escolar da rede municipal e estadual de ensino.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Plantio de árvores no Parque Verde

Foto por Venceslaw Escobar
Com a participação de alunos da escola João Goulart ocorreu, no Parque Municipal de Recreação (Parque Verde), o plantio da segunda etapa de espécies arbóreas, ocasião em que os alunos receberam informações sobre os tipos de árvores que estão sendo plantadas. A utilização do adubo orgânico, produzido na Central de Triagem e Compostagem. O projeto, após concluído, proporcionará à comunidade, além de uma área verde, um espaço para lazer.
As atividades foram desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente, com um trabalho também focado para a Educação Ambiental, uma vez que os alunos demonstraram interesse e atenção para com as questões ambientais.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lixo vira matéria prima para produção de adubo

Foto por Venceslaw Escobar

O lixo doméstico oriundo das residências do município começa a virar adubo no Aterro Sanitário Municipal.
O processo de compostagem começa com a triagem do lixo, onde são separados os materiais recicláveis do lixo orgânico, que é a matéria prima para a produção do composto orgânico. O material é triado e colocado em forma de leiras onde permanece de 90 à 120 dias, para a decomposição do material orgânico através de microorganismos.
O composto orgânico foi usado na horta da Escola João Goulart para ser analisado e comprovar sua qualidade como adubo orgânico. Após realizada essa experiência na escola, os testes apresentaram excelentes resultados, dentre eles, por exemplo, melhoria das qualidades químicas e melhor estrutura do solo e ainda um aumento da disponibilidade de matéria orgânica, o que ocasiona aumento de produtividade e maior qualidade dos alimentos.
Após esta primeira experiência este adubo estará sendo doado para as Hortas Comunitárias do município, como, por exemplo, na foto a horta da comunidade São Francisco de Assis do Bairro Coca, cujo responsável é o senhor Alfeu.

terça-feira, 29 de junho de 2010

CONSULTA POPULAR 2010

Foto por Eliana Lúcio



Consulta Popular de 2010 alcançou recorde de votação no município.
Mais de 1/4 dos votantes compareceu às urnas no último dia 23 de junho.


RESULTADOS DA CONSULTA POPULAR

Total de Votos: 16102
Total de Votantes: 4025
Projetos:
1º Lugar - Proposta n.º 10: Equipamentos para UBS Postos dos Bairros (Saúde) 2825
2º Lugar - Proposta n.º 12: Ampliação do Pronto Atendimento e Farmácia (Saúde) 2223
3º Lugar - Proposta n.º 05: Equipamentos para Escola Dr. Dionísio (Educação) 2144
4º Lugar - Proposta n.º 06: Equipamentos Pedagógicos E. S.Isabel (Educação) 1860
5º Lugar - Proposta n.º 01: Implantação Medidas Sócio Educativas (Assistência) 1655
6º Lugar - Proposta n.º 09: Fortalecimento Agricultura Familiar Setor Lácteo (Agricultura)1641
7º Lugar - Proposta n.º 14: Melhorias Equipamentos Hospitalares Santa Casa (Saúde) 1597
8º Lugar - Proposta n.º 08: Aquisição de Lixeiras (Meio Ambiente) 1376